O principal local de encontro dos planadoristas do grupo é a encosta do "Retiro das Pedras". É assim chamada pois localiza-se ao lado do condomínio de mesmo nome, mas a colina na verdade faz parte de uma longa cadeia chamada Serra da Moeda.

Pode-se chegar ao local de voo de carro para os que possuem veículos 4x4, ou a pé com uma caminhada de aproximadamente 15 a 20 minutos.

Neste local temos basicamente três posições de voo:

- A face leste apresenta o vento predominante na região e possui as melhores condições de pouso.

- A face oeste apresenta a segunda condição de vento mais frequente, mas apesar de apresentar uma encosta de melhor formato, apresenta a condição de pouso mais crítica do local.

- Uma terceira opção menos frequente é o vento sudeste.


Outro local regularmente utilizado é chamado "Topo do Mundo".

Trata-se de uma outra área na mesma cadeia, utilizada como rampa de decolagem de parapentes e asas delta. Voamos com vento leste, predominante, e vento oeste.

Apresenta uma condição de voo espetacular, com ventos fortes mais constantes que o retiro e um "lift" mais vertical, além do acesso fácil por carro.

Tem como desvantagens, além da proximidade dos parapentes, uma área de pouso praticamente inexistente, restringindo o voo a modelos com sistema de freio eficiente ou asas voadoras mais resistentes a pousos complicados. Possui também ótimas características para a prática da modalidade "Dynamic Soaring" ou simplesmente "DS".


Localizada a 70 Km de Belo Horizonte, a Serra de Santa Helena em Sete Lagoas é uma área com características de relevo que favorecem a ocorrência de ventos fortes constantes, pois está isolada numa região predominantemente plana. Possui fácil acesso calçado de carro até o topo e com poucos obstáculos que dificultem o pouso.


A mais nova área de voo chama-se Trevo de Moeda. Um local lindíssimo de vegetação natural preservada, sem obstáculos importantes para voo e pouso, mas que novamente apenas possui acesso a veículos 4x4. Permite voos com ventos Leste, Nordeste, Oeste e Sudoeste.


Em julho de 2012 a Associação PlanaBH assinou um convênio com o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça para a prática do planadorismo radiocontrolado na unidade de conservação, destinando uma área de encosta para este fim, devidamente identificada, com utilização exclusiva para os associados. Trata-se de uma grande conquista, inédita no Brasil e que muito nos orgulha.

A encosta possui um relevo muito bom, com sua face voltada à um grande extensão aberta, sem obstáculos ao vento, fornecendo uma condição de voo excepcional com o vento adequado. Permite voos com vento de oeste a noroeste.

 





   
  www.planabh.com.br
planabh@gmail.com
 
Copyright © PlanaBH - Todos os direitos reservados - www.planabh.com.br | por: Imperium I.T