Pessoal, pela excelente iniciativa do Sancler, estámos próximos de ter um BRA especial para planadoristas, creio que trat-se de um grande avanço em nosso classe. Para tanto o Sancler solicta uma colaboração na redação de algumas normas importantes que a Cobra exige para regulamentação da atividade do voo de planadores. Segue abaixo um texto preliminar que gostaria de contar com a colaboração de vocês para complementá-lo:
LOCAL DE VOO HOMOLOGADO
A Cobra reconhece o local que tenha condições mínimas adequadas para a prática de planador. Este reconhecimento poderá ser para competição ou apenas para prática livre. Os locais de voo poderão ser de acesso livre, limitado ou restrito, devendo estar sob a gestão de uma entidade associada à Cobra, com a sua situação regularizada.
REQUISITOS DE UM LOCAL DE VOO
Um local de voo tem de cumprir os seguintes requisitos: - área de voo com dimensões e características adequadas à modalidade ou classe; - acessos a viaturas ou acessos para pedestres transitáveis; - delimitação da área destinada a público; - regras de segurança de voo; Período de cumprimento Os requisitos indicados deverão ser permanentes. Terão de ser cumpridos durante os períodos de voo, treino e de competição.
Cuidados com o local de voo Os locais de voo utilizados pelos planadoristas deve ser mantido e preservado pelos aeromodelistas. Todo lixo produzido deve ser recolhido e tomados todos cuidados necessários pela conservação do local. Em caso de voos em Parques ecológicos devem ser seguidas as regras da entidade gestora do parque.
A área de decolagem deve ser cuidadosamente escolhida de modo a ser garantida a adequada segurança para as pessoas e bens. Os pontos a considerar nesta escolha são: estradas, áreas de estacionamento, áreas de espectadores e local de aterragem de acordo com o vento.
Seguro de Responsabilidade Civil As provas e todos os outros eventos desportivos incluídos no Calendário Oficial da Cobra que decorram em locais de voo reconhecidos estão seguros pela Cobra. Os organizadores são responsáveis por que todos os participantes tenham um cartão da Cobra para estarem seguros em Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais pela prática de Aeromodelismo. No caso de estrangeiros deverão apresentar uma prova de possuírem seguro conveniente e válido no Brasil, ou então deverão pedir à organização para garantir a sua proteção, suportando o respectivo pagamento.
REGRAS DE TRÁFEGO
O Planadorista precisa demonstrar certas qualificações mínimas: além de habilidade no comando do planador, conhecimentos técnicos e meteorologia, ele precisa conhecer e seguir regras de segurança e de tráfego aéreo. Voando próximo à colina, tem preferência de passagem o planador que tem a colina a sua direita, ou seja, quando dois panadores voando próximos à colina em sentidos opostos e em rota de colisão, o planador que tem a colina a sua esquerda (esquerda do planador) deve se afastar da colina para permitir a passagem do outro planador.
Aproximação Imagine dois planadores se aproximando para pousar, como decidir quem deve pousar primeiro? Simples, o planador mais baixo tem prioridade, devendo o piloto que está mais alto retardar a sua aproximação e permitir ao piloto que está mais baixo pousar (e este deve liberar a área de pouso rapidamente). O piloto mais baixo de avisar sua atitude de pouso aos demais pilotos.
E se um motoplanador e um planador se aproximam para pousar, quem deverá ceder a vez? O piloto do motoplanador pode se manter voando e deverá aguardar, cedendo a vez para o planador pousar.
Fazendo curvas
Sempre verifique se o espaço para onde você vai virar está livre e não tem outro piloto indo para o mesmo lugar. Voando perto do relevo, faça as curvas para fora do relevo. Evite o risco de colisão: o vento faz com que a distância efetivamente livre para a manobra seja menor do que aparenta. Voo em térmica
1ª - Sentido de giro O primeiro piloto a entrar na térmica determina o sentido de giro, os demais deverão seguir o primeiro girando no mesmo sentido (horário ou anti-horário).
2ª – Preferência O piloto que está mais baixo tem a preferência por ter mais dificuldade para ver os que estão acima dele. Os pilotos que estão mais alto na térmica podem mais facilmente ver os planadores que estão abaixo.
3ª - Separação mínima Mantenha uma separação mínima visual segura ( aproximadamente 10 metros) do planador abaixo de você. Isso evita colisão no caso do outro planador subitamente pegar uma ascendente mais rápida. Se a distância de segurança diminuir, saia do caminho, mesmo que isso implique escorregar para fora da térmica.
Segurança de voo
Todo planadorista deve seguir as regras de voo estipuladas para o local. Não devendo expor outros pilotos e ou público em uma situação de risco.
Voar sempre à frente, evitando passar o modelo sobre a cabeça do público ou de outro piloto.
Avisar aos demais pilotos quando for proceder qualquer movimento fora dos padrões normais de voo.
Avisar aos demais pilotos quando for proceder ao pouso.
_________________ Leo Horta Paixão por planadores acrobáticos e PSS Presidente PlanaBH
|