PlanaBH

Associação de Planadores Radiocontrolados de Belo Horizonte
Bem-vindo: 24 Jul 2019, 02:57

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 Jan 2014, 22:42 

Olá amigos,
Nós que gostamos de voo livre sempre entramos de "bicão" em Foruns dedicados ao aeromodelismo RC.
O modelo que aparece no vídeo foi desenvolvido por mim num método empírico, aproveitando ideias de outros modelos de voo livre.
Características:
Envergadura 30" (762 mm) e corda de 5" RA= 6:1
Perfil NACA 6409
Peso total 55g (40g o modelo + 15g a câmera)
Carga alar 5.68g/Dm²
Nos modelos de voo livre usamos um volume de cauda enorme. Além do grande momento, a área do estabilizador fica na casa de 30% da área da asa. Isso combinado com o perfil sustentador do estabilizador permite um CG a 50% da corda e pequeno ângulo de incidência da asa, ou seja, um voo em baixa velocidade visando duração.
O modelo é pensado para ser auto estável, por isso o poliedro e o wash out nas pontas das asas.
Pode-se reparar que a área de leme é muito pequena e a deflexão da área móvel é mínima já que usamos o sistema de leme automático que consiste em manter o leme reto durante o reboque e entrar em curva depois de desligado, e então não há mais controle sobre a curva.
Esse modelo foi rebocado com 30m de linha e o grande trabalho durante a fase de reboque consiste em trazer o planador até ficar "prumo" e desligar já entrando na sua curva de planeio sem parar encarando o vento, o que causa um estol e consequente perda de altitude antes de recuperar, estabilizar e voltar a planar.
O modelo conta com determelizador a pavio para fugir das térmicas.

Enfim, estou postando este vídeo para que os amigos planadoristas tenham uma visão dos planadores de voo livre e possam comparar com os modelos RC.

http://www.youtube.com/watch?v=enPBu1Q1rYg

MensagemEnviado: 08 Jan 2014, 21:02 

Álvaro.

Aqui é a casa do voo a vela ... não importe como suba, como é controlado, e qual propósito! Se é a natureza que o mantém lá, está no lugar certo!

Belo vídeo.. ao som de Cesaria ficou melhor ainda!

Este é o tempo .. essa preguiçosa desceu por conta do destermalizador? Ou não "pegou" nada?

Conselheiro
(31) 9136-8673
Imagem

MensagemEnviado: 09 Jan 2014, 09:42 

Valeu Lambreta,
No vídeo acima ele desceu planando sem a ação do DT.

Tam um vídeo em que se vê o Omar acendendo o pavio que estava curto devido ao pouco espaço no parque Villa-Lobos (aqui em SP).
No final dá pra ver como o determalizador derruba o modelo.

http://www.youtube.com/watch?v=j0KAHrAD780

MensagemEnviado: 09 Jan 2014, 11:28 

Usam deriva suave ou asa com um angulo sobre a fuse?

Conselheiro
(31) 9136-8673
Imagem

MensagemEnviado: 14 Jan 2014, 20:48 

Nos modelos de 30" de envergadura pra cima, o mais comum é o leme automático, que fica reto no reboque e entra em curva quando desliga da linha.

Nunca vi planadores de reboque com desvios nas asas, para modelos menores, o mais comum é o tilt do estabilizador que não age em grande velocidade durante o reboque mas força a curva no planeio em baixa velocidade. Aliás, esse é o tipo de recurso que mais me fascina no voo livre, como por exemplo o estabilizador sustentador que tem um comportamento (picando o modelo) em alta velocidade e outro em baixa.
Há casos de leme com perfil que também é usado pelos DLGs rádio controlados.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: 15 Jan 2014, 15:29 

Fantástico!

Conselheiro
(31) 9136-8673
Imagem

MensagemEnviado: 15 Jan 2014, 23:15 

Marco Winter escreveu:
Fantástico!

No vídeo abaixo, usei mais um desses recursos que aprendi numa planta ancestral de voo livre.
O planadorzinho está trimado com leme pra direita, e tem um pino do lado direito da fuselagem. Nesse pino é engatado um gancho da linha do avião rebocador. Não há dispositivos para liberar o planador, apenas o piloto do avião voa em curva para esquerda mantendo o planador preso até que ele diminui a velocidade e entra em curva pra direita liberando o planador.

http://www.youtube.com/watch?v=KajBNp3l7zw

MensagemEnviado: 17 Jan 2014, 02:10 

Esse vídeo eu já devo ter assistido umas 50 vezes, e acho bacana demais!

Também é feito reboques outdoors ou soa como desperdício para um VL?

Digo no sentido de aproveitar e usufruir dos lifts e afins.

Conselheiro
(31) 9136-8673
Imagem

MensagemEnviado: 10 Fev 2014, 23:11 

O problema desse tipo de experimento é a continuidade. Fica difícil repetir e tentar aprimorar a idéia.
Fiz um voo desse tipo com outro planador rebocado por um modelo a elástico do Alexandre Cruz (um Vespinha) no parque Villa-Lobos. Aí era mais complicado porque os 2 modelos eram VL. O Alexandre falava: "Isso tem tudo pra dar errado".
Mas conseguimos fazer um voo.

Tenho também um vídeo de um teste indoor com um planador de reboque de 30" de envergadura, só que nesse caso pesando 12g. Infelizmente só pude voar nessa ocasião e depois disso o ginásio do Ibirapuera não esteve mais disponível para o aeromodelismo.

http://www.youtube.com/watch?v=VzVZf0lmGI8

MensagemEnviado: 11 Fev 2014, 20:16 

Comecei o tópico pra mostrar meu planador e acabei falando de várias modalidades de voo livre.
Pra finalizar, gostaria de mostrar um vídeo com três F1B (o antigo Wakefield) voando no mesmo dia e no mesmo campo. Acho que é um caso único no século XXI no Brasil.

O F1B é a fórmula 1 do voo livre. É um moto planador a elástico com envergadura de 1.80m e hélice folding com, sei lá, uns 60 ou 70 Cm de diâmetro (dá pra ver no começo do vídeo).
Infelizmente eu estava com uma câmera muito limitada mas é possível ter uma idéia e, enfim, eu tinha que registrar.
Corrado Pensalfini
Beto Castrucci
Alexandre Cruz

http://www.youtube.com/watch?v=-IGeVTEkFt8

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]