PlanaBH

Associação de Planadores Radiocontrolados de Belo Horizonte
Bem-vindo: 25 Set 2017, 02:14

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 13 Jul 2013, 12:25 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Dez 2011, 18:42
Mensagens: 595
Localização: BH/MG
Em 2012 realizamos dentro das atividades da Associação PlanaBH, uma prova e Pylon Racer de planadores de colina com grande sucesso. Em 2013 resolvemos sofisticar um pouco mais criando um formato de campeonato, com a realização de quatro provas que somam pontos para uma premiação total no final do ano.

As provas anteriores foram direcionadas com regulamentos próprios visando proporcionar a participação do maior número de pessoas sem a necessidade de planadores específicos à modalidade de Slope Racer, mas separando em categorias tornando a disputa mais justa.

No entanto logo percebemos que seria mais fácil utilizarmos regras e sistema de pontuação já definidas e testadas da modalidade FAI Slope Racer Glider chamada F3F. Assim porque não assumirmos logo o objetivo de desenvolver a categoria no Brasil?

Aceitamos assumir o desafio transformando e adequando a nossa Copa Pylon para o regulamento FAI, mas mantendo as categorias diferenciadas com pequenas adequações que permitiriam uma maior participação sem a necessidade de grandes investimentos em planadores de performance para quem quiser experimentar e competir no formato.

Criamos uma logo que representasse a categoria de forma abrangente, estimulando outros grupos de voo, clubes de aeromodelismo e Estados a se juntarem ao PlanaBH no desenvolvimento da categoria.

Apresentando e oferecendo a belíssima logo criada pelo amigo Leonardo Horta, gostaríamos de convidar os planadoristas de todo o Brasil a adotarem também o projeto "F3F Brasil" tornando-o um projeto verdadeiramente nacional, através da organizando provas regionais no formato FAI, ou seja, padronizadas em todos os eventos.
Com as provas regionais iremos adquirir experiência para desenvolvermos em um futuro próximo uma liga nacional regulamentada, e quem sabe evoluirmos para um Nacional Oficial reconhecido pela FAI.

As regras internacionais da FAI F3F já estão traduzidas para o português, disponível em anexo para facilitar o entendimento.

Em resumo a realização da prova é muito simples. Duas bases na borda do morro distantes 80-100 metros formam o circuito em que serão realizadas 10 pernas perfazendo uma distância total de 800–1000 metros. São corridas individuais cronometradas. Como equipamentos são necessárias apenas duas marcas de base como cones ou bandeiras, dois apitos e um cronômetro de mão. Equipamentos auxiliares para o melhor andamento dada prova seriam três comunicadores tipo "Talk About".

Colocamos-nos à disposição para compartilhar a pouca experiência que já adquirimos e nos esforçaremos inclusive para participar das provas organizadas em outros estados.

Os sócios Cristiano Athayde e Vladmir Campolina estão em fase final de desenvolvimento de um cronômetro especifico para a prova como os utilizados nas provas FAI internacionais, baseado no sistema Arduíno. Uma vez terminado e testado, o projeto será disponibilizado gratuitamente para os interessados em construir o seu, tornando o custo bem acessível. O cronômetro especifico é de simples operação e facilita muito o andamento da prova, pois controla os tempos iniciais de abertura da volta, a contagem das pernas e consequentemente o tempo final da volta.

O registro dos tempos, com a conversão automática dos pontos, pode ser realizada no site http://www.f3xvault.com/, totalmente online com qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets, notebooks, etc.) com acesso a internet e com visualização da classificação imediata em tempo real.


Sobre as categorias:

A regra FAI não especifica características construtivas ou mínimas dos modelos a participar da modalidade, apenas características máximas, como peso máximo, área alar máxima e características do pod por questões de segurança. Desta forma uma pessoa com um Easy Glider, por exemplo, estaria apta a participar de uma prova, sem, no entanto ser competitiva em relação a moldados de performance específicos, que são relativamente caros e pouco acessíveis.

Para tornar a categoria mais atrativa, a solução foi dividir a categoria de forma não oficial. Criamos uma categoria de entrada chamada F3F Light, em que a participação esta limitada a planadores até 2 metros, com asas construídas exclusivamente de isopor ou balsa, sem laminação ou materiais compostos (fibras de vidro, carbono ou kevlar), que não sejam de função exclusivamente estrutural (longarinas, por exemplo). Exceções poderiam ser feitas a modelos que respeitando a envergadura, tenham objetivo e desempenho semelhante aos da categoria, como os Fling sem modificações.

Nesta categoria a distancia entre os cones estaria limitada a 80 metros, tornando a prova mais ágil de acordo com a performance dos modelos adequados. Demais regras seriam as FAI. Objetivo principal da categoria é divulgar e estimular o formato FAI F3F. Motoplanadores (Easy Glider elétricos, por exemplo) podem ser utilizados, desde que em momento algum o motor seja acionado (da decolagem ao pouso).

A segunda categoria seria a F3F propriamente dita, aberta a qualquer tipo de planador puro, com regras e regime de voo seguindo integralmente a FAI. Esta categoria terá uma premiação diferenciada fazendo jus ao investimento realizado nos modelos, sendo esta a ela o alvo do projeto.

O Leonardo Horta se dispôs a cotar e assumir a confecção de camisas padrão com a logo F3F Brasil, e já esta aceitando encomendas no link https://www.facebook.com/groups/planabh/
Nos próximos dias estaremos concentrando as informações colhidas e a adequação final das categorias que utilizaremos nas provas em BH para referência.

Entrem no http://www.planabh.com.br/forum/viewtopic.php?f=33&t=233 e terão acesso para as regras FAI (muito importante o entendimento delas) e demais informações a respeito.

Quem aceita o desafio?

_________________
Marco Aurélio Winter
Lambreta
Piloto de Planador RC
Conselheiro
(31) 9136-8673
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jul 2013, 11:37 
Offline

Registrado em: 17 Mai 2013, 12:32
Mensagens: 18
eu aceito!!!

meu F3F tá chegando, comprei um Viking 2 da http://www.f3x.cz, o tempo de espera para encomendas é de 1 ano,
mas tenho certeza que vai valer a pena.
Temos alguns morros bons para categoria F3F aqui nas redondezas, então creio que se tudo der certo e a categoria evoluir teremos um "polo" paranaense de F3F.
Aos que gostam de planadores e nunca voaram slope eu digo com propriedade, é uma experiência única, voar sem motor com muita energia e até fazendo acrobacias de precisão, não existe nada igual, a interação com a natureza é enorme,... e ouvir o barulho do seu modelo se deslocando no ar é um dos sons mais lindos que já ouvi, recomendo a todos e espero encontrá-los em breve numa prova F3F.

abraços do piloto mais geométrico do pedaço,
André Quadrado


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jul 2013, 11:53 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Dez 2011, 15:17
Mensagens: 284
Show demais André! O Viking é um concorrente de peso!
Vamos coordenar ações para a coisa emplacar.

_________________
Eduardo Campolina
Conselheiro PlanaBH

Que os elementos permitam à era da performance, as alegrias da era da estética...

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 Out 2013, 09:08 
Offline

Registrado em: 17 Mai 2013, 12:32
Mensagens: 18
Finalmente chegou meu binquedão, comecem a treinar mineirada!!!!

http://www.flickr.com/photos/decones/10167724414/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/decones/10167725314/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/decones/10167844365/in/photostream/

Abraço a todos,

André


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 Out 2013, 14:40 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Dez 2011, 15:17
Mensagens: 284
Muito massa!

Pagou quanto de imposto?

_________________
Eduardo Campolina
Conselheiro PlanaBH

Que os elementos permitam à era da performance, as alegrias da era da estética...

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 Out 2013, 19:22 
Offline

Registrado em: 17 Mai 2013, 12:32
Mensagens: 18
Era pra ser r$300 mas a receita é f$&@
Meteram um x2 e morri com R$600
Pelo menos trouxe quase 2 modelos,
Tudo dobrado menos a asa


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
POWERED_BY
Traduzido por: Suporte phpBB
Fatal: Not able to open ./cache/data_global.php