PlanaBH

Associação de Planadores Radiocontrolados de Belo Horizonte
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MensagemEnviado: 01 Jun 2015, 10:57 
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Pessoal, pela excelente iniciativa do Sancler, estámos próximos de ter um BRA especial para planadoristas, creio que trat-se de um grande avanço em nosso classe. Para tanto o Sancler solicta uma colaboração na redação de algumas normas importantes que a Cobra exige para regulamentação da atividade do voo de planadores. Segue abaixo um texto preliminar que gostaria de contar com a colaboração de vocês para complementá-lo:

LOCAL DE VOO HOMOLOGADO

A Cobra reconhece o local que tenha condições mínimas adequadas para a prática de planador. Este reconhecimento poderá ser para competição ou apenas para prática livre.
Os locais de voo poderão ser de acesso livre, limitado ou restrito, devendo estar sob a gestão de uma entidade associada à Cobra, com a sua situação regularizada.

REQUISITOS DE UM LOCAL DE VOO

Um local de voo tem de cumprir os seguintes requisitos:
- área de voo com dimensões e características adequadas à modalidade ou classe;
- acessos a viaturas ou acessos para pedestres transitáveis;
- delimitação da área destinada a público;
- regras de segurança de voo;

Período de cumprimento
Os requisitos indicados deverão ser permanentes. Terão de ser cumpridos durante os períodos de voo, treino e de competição.

Cuidados com o local de voo
Os locais de voo utilizados pelos planadoristas deve ser mantido e preservado pelos aeromodelistas. Todo lixo produzido deve ser recolhido e tomados todos cuidados necessários pela conservação do local. Em caso de voos em Parques ecológicos devem ser seguidas as regras da entidade gestora do parque.

A área de decolagem deve ser cuidadosamente escolhida de modo a ser garantida a adequada segurança para as pessoas e bens.
Os pontos a considerar nesta escolha são: estradas, áreas de estacionamento, áreas de espectadores e local de aterragem de acordo com o vento.

Seguro de Responsabilidade Civil
As provas e todos os outros eventos desportivos incluídos no Calendário Oficial da Cobra que decorram em locais de voo reconhecidos estão seguros pela Cobra. Os organizadores são responsáveis por que todos os participantes tenham um cartão da Cobra para estarem seguros em Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais pela prática de Aeromodelismo.
No caso de estrangeiros deverão apresentar uma prova de possuírem seguro conveniente e válido no Brasil, ou então deverão pedir à organização para garantir a sua proteção, suportando o respectivo pagamento.

REGRAS DE TRÁFEGO

O Planadorista precisa demonstrar certas qualificações mínimas: além de habilidade no comando do planador, conhecimentos técnicos e meteorologia, ele precisa conhecer e seguir regras de segurança e de tráfego aéreo. Voando próximo à colina, tem preferência de passagem o planador que tem a colina a sua direita, ou seja, quando dois panadores voando próximos à colina em sentidos opostos e em rota de colisão, o planador que tem a colina a sua esquerda (esquerda do planador) deve se afastar da colina para permitir a passagem do outro planador.

Aproximação
Imagine dois planadores se aproximando para pousar, como decidir quem deve pousar primeiro? Simples, o planador mais baixo tem prioridade, devendo o piloto que está mais alto retardar a sua aproximação e permitir ao piloto que está mais baixo pousar (e este deve liberar a área de pouso rapidamente). O piloto mais baixo de avisar sua atitude de pouso aos demais pilotos.

E se um motoplanador e um planador se aproximam para pousar, quem deverá ceder a vez? O piloto do motoplanador pode se manter voando e deverá aguardar, cedendo a vez para o planador pousar.

Fazendo curvas

Sempre verifique se o espaço para onde você vai virar está livre e não tem outro piloto indo para o mesmo lugar.
Voando perto do relevo, faça as curvas para fora do relevo. Evite o risco de colisão: o vento faz com que a distância efetivamente livre para a manobra seja menor do que aparenta.

Voo em térmica

1ª - Sentido de giro
O primeiro piloto a entrar na térmica determina o sentido de giro, os demais deverão seguir o primeiro girando no mesmo sentido (horário ou anti-horário).

2ª – Preferência
O piloto que está mais baixo tem a preferência por ter mais dificuldade para ver os que estão acima dele. Os pilotos que estão mais alto na térmica podem mais facilmente ver os planadores que estão abaixo.

3ª - Separação mínima
Mantenha uma separação mínima visual segura ( aproximadamente 10 metros) do planador abaixo de você. Isso evita colisão no caso do outro planador subitamente pegar uma ascendente mais rápida. Se a distância de segurança diminuir, saia do caminho, mesmo que isso implique escorregar para fora da térmica.

Segurança de voo

Todo planadorista deve seguir as regras de voo estipuladas para o local. Não devendo expor outros pilotos e ou público em uma situação de risco.

Voar sempre à frente, evitando passar o modelo sobre a cabeça do público ou de outro piloto.

Avisar aos demais pilotos quando for proceder qualquer movimento fora dos padrões normais de voo.

Avisar aos demais pilotos quando for proceder ao pouso.

_________________
Leo Horta
Paixão por planadores acrobáticos e PSS
Presidente PlanaBH


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MensagemEnviado: 01 Jun 2015, 14:06 
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Bacana!

Duas sugestões:

1- Retirar o item de localização que fala das redes elétricas. Motivo: a redação é subjetiva, não se pode determinar objetivamente o que seria um afastamento seguro. Exemplificando o nosso caso no Retiro, nas três posições de voo, BR, skoll e buracão estamos próximos à rede elétrica e não existe questão se segurança. Não temos relatos de incidentes que vieram a danificar as respectivas redes elétricas.
O mesmo acontece com o trevo de Moeda.
Com esta redação 80% das nossas áreas de voo podem ser consideradas áreas impróprias dependendo de avaliações subjetivas.
Não acredito que este tópico tenha sido sugerido pela COBRA e não faz sentido chamar a atenção para uma situação como esta onde o bom senso e principalmente o desejo de proteger o próprio patrimônio (modelos) permitam julgamentos adequados.
Uma norma de obrigatoriedade como esta pode facilmente ser utilizada para suprimir ou até impedir o nosso acesso a várias boas áreas de voo.

2- Nas regras de tráfego já existe um padrão usado no voo livre no mundo todo que é importante e lógico, pois baseia-se em regras de voo universais. Voando próximo à colina, tem preferência de passagem o planador que tem a colina a sua direita, ou seja, quando dois panadores voando próximos à colina em sentidos opostos e em rota de colisão, o planador que tem a colina a sua esquerda (esquerda do planador) deve se afastar da colina para permitir a passagem do outro planador.
Na aviação por convenção, quando duas aeronaves se aproximam em rota de colisão, ambas devem se desviar com curva para a direita. Este padrão simples elimina a possibilidade de colisão, pois tendo sentidos opostos, desviarão pala lados contrários. Na colina o planador que possui esta a sua direita, fica impedido da manobra, seguindo em linha reta, com o outro desviando para a área livre, com curva a direita.

No mais acho que está ótimo, somente melhorar um pouco a redação evitando o formato perguntas e respostas estilo FAQ no documento definitivo a ser enviado a COBRA, tornado o texto mais direto e profissional.

Mais uma vez parabéns ao Sancler pela iniciativa.

_________________
Eduardo Campolina
Conselheiro PlanaBH

Que os elementos permitam à era da performance, as alegrias da era da estética...

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MensagemEnviado: 01 Jun 2015, 15:15 
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Campolina, editei e acrescentei suas sugestões. Quanto a redação vamos aguardar outras sugestões e assim vamos aprimorando o texto.Obrigado pela contribuição. Caso você queira mexer fique à vontade. Obrigado pela Contribuição.

_________________
Leo Horta
Paixão por planadores acrobáticos e PSS
Presidente PlanaBH


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MensagemEnviado: 01 Jun 2015, 21:04 
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Leo,

Achei ótimo no geral.
Tem alguns erros, exemplo:
2ª Preferencia - no texto substituir parapente por planador.


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MensagemEnviado: 01 Jun 2015, 21:08 
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Leo,
No item Regras de Tráfego, no primeiro paragrafo, retirar a palavra aerologia, que a meu ver não se aplica ao nosso caso. Deixar somente meteorologia.


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MensagemEnviado: 02 Jun 2015, 10:33 
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Ajustado Zé! o obrigado pela contribuição.

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Leo Horta
Paixão por planadores acrobáticos e PSS
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